Você já participou de um processo seletivo e recebeu um feedback bem bacana, daqueles que sentimos orgulho de ter participado mesmo que não tenhamos passado? Se sim, saiba que você é uma exceção. Infelizmente a maior parte das empresas ainda não dão feedbacks ideais, principalmente quando os candidatos não passam. Nesses casos de negativas, muitas vezes as pessoas responsáveis pelo processo sequer dão um retorno. Esse artigo serve tanto para as pessoas que trabalham com RH, quanto para as que são, foram e serão candidatos à vagas nas mais distintas empresas.
Tenho 25 anos de idade, de carreira são mais de 7. Nesse tempo, tive oportunidade de participar de inúmeros processos seletivos, em empresas das mais diversas áreas. Claro que as vezes que passei – que foram 14 – sempre recebi feedbacks das empresas, alguns animados, outros mais tímidos. Só que o foco aqui são os processos em que não passei. Os processos em que todos nós não passamos.
Não ser contratado, não passar em uma etapa de determinado processo seletivo pode ser traumatizante, mas também pode nos dar mais experiência para que tenhamos um melhor resultado em uma próxima oportunidade. A negativa de uma empresa pode vir por diversos fatores: Não estar bem preparado para a entrevista, não dominar determinadas habilidades que são necessárias para a função, ansiedade, comportamentos inadequados, entre outras possibilidades.