O Brasil ainda está distante de uma base educacional que possa ser considerada razoável, se a nossa base do ensino fundamental e médio já deixa a desejar, a graduação, infelizmente, também não chega aos níveis necessários. Nosso país ainda está longe, muito longe de conseguir colocar a educação de qualidade como prioridade para as pessoas.
Esse artigo fala sobre as 10 melhores universidades ao redor do mundo e também um pouco sobre alguns aspectos/fatores que ajudam essas instituições a se manterem entre as referências globais para quem quer fazer bacharelado, mestrado ou doutorado.
O QS World University Rankings 2019 separa as 1000 melhores universidades do mundo. O ponto positivo para nós, é que temos 22 instituições entre essas. Sendo 18 delas públicas e 4 privadas. O ponto negativo não está no ranking, mas sim no momento que o país vive, que como muitos especialistas do Brasil e do mundo já vêm dizendo, é de retrocesso, principalmente pelos cortes de investimento na educação.
Mas por quê isso? Um dos pontos que torna essas universidades as melhores do mundo é o pensamento crítico, é a criação e desenvolvimento de ideias, são os debates, é fazer com que os alunos se questionem, peçam explicações, cobrem por detalhes, fontes de informação. E é exatamente isso que determinados governantes espalhados pelas cinco regiões do país têm tentado cortar, e caso venham a conseguir, existe uma grande possibilidade do Brasil cair ainda mais no ranking da educação como um todo, inclusive nesse específico das universidades.
O ranking é feito baseado em uma estrutura metodológica consistente, são seis métricas simples utilizadas, que juntas comprovam a eficiência do desempenho universitário, as métricas são as seguintes:
Reputação Acadêmica;
Reputação do Empregador;
Relação Docente / Estudante;
Citações por Faculdade;
Índice Internacional da Faculdade;
Índice Internacional dos Estudantes.
Com essas métricas, vamos uma a uma, à quais são as 10 melhores universidades do mundo no ano de 2019:
10° Lugar - UCL (University College London)
Este é o quarto ano consecutivo em que a UCL entre as dez melhores do mundo, um recorde impressionante para a universidade de Londres.
9° Lugar - University of Chicago
A Universidade continua também com o recorde fantástico para Chicago, que foi classificado no top 10 do mundo por quatro anos consecutivos contando o ranking desse ano.
8° Lugar - Imperial College London
A Imperial sempre teve uma reputação fantástica nos campos da ciência e tecnologia. No QS World University Rankings por Assunto deste ano, a universidade foi classificada entre as 10 melhores universidades do mundo em temas de engenharia e tecnologia, além de ciências naturais e ambientais.
Dos seis indicadores de classificação usados para avaliar as universidades, a ETH Zurich pontuou particularmente pela sua proporção de membros do corpo docente internacional, para o qual foi muito bem classificada.
6° Lugar - University of Cambridge
A universidade consiste em numerosos edifícios e é dividida em 31 faculdades autônomas, com muitas das mais antigas situadas no famoso rio Cam. As inscrições são feitas diretamente para as faculdades individuais e não para a universidade como um todo. Você pode viver e muitas vezes aprende dentro de sua faculdade e não visitando todos os prédios.
5° Lugar - University of Oxford
A Universidade de Oxford é a universidade mais antiga do mundo de língua inglesa e é, na verdade, tão antiga que sua data de fundação é desconhecida - embora se pense que o ensino tenha ocorrido já no século XI. Há 22.000 alunos em Oxford no total, cerca de metade dos quais são alunos de graduação, enquanto 40% são estudantes internacionais. Um quarto da cidade de residentes de Oxford são estudantes, dando à cidade a população mais jovem do Reino Unido.
4° Lugar - California Institute of Technology (Caltech)
O Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) é uma instituição de pesquisa e ensino de ciência e engenharia de renome mundial, localizada em Pasadena, Califórnia, a cerca de 17 quilômetros a nordeste do centro de Los Angeles. A universidade foi fundada como uma escola preparatória e vocacional por Amos G. Throop em 1891, com a missão de “expandir o conhecimento humano e beneficiar a sociedade através de pesquisa integrada com educação”. Tornou-se um importante centro de pesquisa científica nos EUA no início do século 20 e foi fundamental para o esforço de guerra dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.
3° Lugar - Harvard University
Localizado em Cambridge, Massachusetts, a cinco quilômetros a noroeste de Boston, o campus de 209 acres de Harvard abriga 10 escolas de graduação, além do Instituto Radcliffe de Estudos Avançados, dois teatros e cinco museus. É também o lar do maior sistema de bibliotecas acadêmicas do mundo, com 18 milhões de volumes, 180.000 títulos em série, cerca de 400 milhões de itens manuscritos e 10 milhões de fotografias. Somente a elite acadêmica pode reivindicar um lugar em Harvard, e o custo nominal do atendimento é alto - embora a grande dotação da universidade seja tal que ela possa oferecer generosos pacotes de ajuda financeira, dos quais cerca de 60% dos estudantes aproveitam.
2° Lugar - Stanford University
A Universidade de Stanford foi fundada em 1885 pelo senador da Califórnia, Leland Stanford, e sua esposa, Jane, para “promover o bem-estar público exercendo uma influência em favor da humanidade e da civilização”. O único filho do casal morrera de febre tifóide e a decisão de construir uma universidade em sua fazenda foi planejada como um memorial. Desde o início, a universidade era não-sectária, co-educacional e acessível, ensinando tanto as artes liberais tradicionais quanto a tecnologia e engenharia que estava moldando a nova América na época. Stanford também tem uma rica tradição de fomentar a criatividade e as artes: há um distrito vibrante de artes no campus e dois museus de classe mundial que abrigam exposições regulares. Oito refeitórios, uma cozinha de ensino e jardins orgânicos proporcionam à comunidade do campus refeições saudáveis e sustentáveis. A natureza comunitária unida da vida no campus deu origem ao “Stanford speak”, uma língua especial falada apenas no campus.
1° Lugar - Massachusetts Institute of Technology (MIT)
"Mind and Hand" é o lema instigante do Massachusetts Institute of Technology, também conhecido como MIT. Este lema encapsula enigmaticamente a missão desta famosa instituição de avançar o conhecimento em ciência, tecnologia e áreas de estudo que podem ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Os pesquisadores do MIT estão na vanguarda dos desenvolvimentos em inteligência artificial, adaptação climática, HIV, câncer e alívio da pobreza, enquanto no passado a pesquisa do MIT estimulou descobertas científicas como o desenvolvimento de radar, a invenção da memória do núcleo magnético e o conceito de o universo em expansão.
Publicado originalmente no: LinkedIn.