top of page

Córdoba - Uma opção de destino para aprender ou melhorar o espanhol

Foto do escritor: Vitor Maionchi BerardoVitor Maionchi Berardo

A nossa vizinha é o país favorito para o desenvolvimento do espanhol entre os brasileiros. Quando se pensa em intercâmbio na Argentina, a maioria das pessoas identificam rapidamente a possibilidade de estudar em Buenos Aires. O que pouca gente sabe, é sobre a alternativa de se estudar em Córdoba, a segunda maior cidade do país. Com mais de 1.2 milhão de habitantes, a cidade fica a pouco mais de 700km da capital argentina.


Visitei Córdoba por alguns dias em meados do ano de 2017. Foi uma cidade pela qual me encantei à primeira vista. A sensação que tive por lá foi como poucas que já presenciei, mesmo tendo a oportunidade de visitar tantos outros locais. Córdoba tem pouco mais de 440 anos desde sua fundação e muita história para contar, é possível conferir muito disso nos seus prédios históricos e em alguns de seus museus.


As estações do ano costumam ser bem definidas na cidade. No verão as temperaturas chegam a passar de 35°C e o tempo é úmido. Já no inverno, o frio chega a médias de 5°C com o tempo mais seco. Então, dependendo da época do ano que você for, se prepare, poderá pegar temperaturas um pouco mais extremas do que a maioria das regiões do Brasil. Um excelente ponto a favor da cidade é o fuso horário, que é o mesmo de Brasília. Ou seja, sem dificuldades de se adaptar a um novo horário.


Intercâmbio de espanhol em Córdoba


Falando sobre a possibilidade para o intercâmbio na cidade. Uma das escolas de idiomas que leciona espanhol e está presente em diversos países falantes da língua é a COINED. Na Argentina aceita estudantes que tenham a partir de 16 anos para cursos nos mais diversos níveis do idioma. Abaixo você confere algumas características da escola e das aulas:

- As turmas são pequenas, normalmente entre 3 e 9 alunos por sala;

- Cada aula dura entre 45 e 55 minutos, dependendo da localização;

- O tempo mínimo de estudo é de 1 semana (fácil de alinhar com as férias profissionais ou acadêmicas);

- Aceitam estudantes com todos os níveis de conhecimento, tem turmas do básico ao avançado;

- Possibilidade de diferentes cargas horárias, para atender as mais diversas demandas.


Além disso, a escola está sempre se atualizando, ela possibilita que os alunos contratem aulas de inglês + aulas de dança, como por exemplo salsa ou tango, que são as duas que tem disponibilidade em Córdoba.


A escola oferece também algumas opções de acomodação, que variam de acordo com o perfil e a demanda de cada estudante. É possível ficar em uma casa de família local, onde moradores da cidade te recebem, ou então outras possibilidades, como residências estudantis, hostels ou apartamentos privados. Essa variedade é muito bacana, porque consegue suprir as necessidades dos mais diversos perfis.


Durante minha estadia em Córdoba fiquei hospedado em um hostel parceiro da escola, em quarto privativo com banheiro compartilhado com outros hóspedes. Supriu minhas necessidades, mas digo que é o tipo de acomodação que vale para quem tem um perfil menos exigente no sentido de não ter muito luxo, ou ao mesmo tempo, queira fazer amizades com pessoas de diversas regiões do mundo, aí sim recomendo!


Passadas essas informações que acredito que podem ser bem aproveitadas pelas pessoas que desejam fazer um intercâmbio para a Argentina, mais precisamente para Córdoba, abaixo separei alguns pontos altos que notei na cidade e que podem ser também atrativos para ajudarem a tomar sua decisão.


A gastronomia da cidade


A carne, tanto do boi quanto do cabrito, é um dos principais elementos dos pratos. A parrillada, tradicional churrasco, pode ser degustada entre amigos. Mas em Córdoba é possível encontrar uma variedade gastronômica mais interiorana, receitas à base de ensopados de carne de boi ou porco com legumes. Um prato bastante popular na região é o Salmorejo, um creme frio que leva pão ralado, tomate maduro, alho, sal, vinagre e azeite. Você encontra esse prato em alguns restaurantes, um que recomendo é o Mcasa Antonio.

Se você passar pelo bairro de Güemes, uma boa escolha pode ser tomar um café e um sorvete no Soppelsa, por lá, contam com uma variedade boa de cafés, doces e sorvetes. Um prato bem popular nos bares da cidade são as berinjelas fritas com mel (foto), uma ótima oportunidade para experimentar algo diferente do que costumamos comer no Brasil. Já o bairro Nueva Córdoba é o principal centro gastronômico da região, com diversos tipos de oferta, inclusive vegetariana. É possível visitar o Mercado Municipal, na rua San Martín, para explorar uma ampla variedade de comidas. E claro, não podemos esquecer de algo que é clássico na Argengina, os alfajores, que são deliciosos.


As noites de Córdoba


Pensando em uma experiência com imersão local, procure por uma balada que toque cuarteto, o gênero musical nascido em Córdoba. O agito se concentra tanto ao redor do Patio Olmos quanto no bairro de Nueva Córdoba. Há também muitos pubs e baladas nos bairros Abasto e Chateau Carreras, onde fica o estádio Kempes, palco de diversos shows durante o ano. Mais distante do centro, o Cerro de las Rosas é uma região residencial, com bares e casas noturnas, essas demandam um investimento mais alto.

Você pode aproveitar para jantar no Paseo El Buen Pastor, onde além de comer, você poderá conferir o espetáculo da fonte de água luminosa e dançante. São vários minutos de apresentação, em diversos momentos da noite, onde a água se movimenta de acordo com a música que toca. Dica: Caso não queira jantar no restaurante, você pode conferir o obstáculo da rua mesmo, muitos turistas e moradores fazem isso.


Além disso, periodicamente a cidade conta com feiras noturnas, onde se juntam inúmeros comerciantes vendendo desde artesanatos feitos a mão, até relíquias antigas de colecionadores. Durante a minha estadia na cidade, tive a oportunidade de visitar uma dessas feiras. Era uma rua que começava próximo ao centro e se estendia por quase quatro quarteirões. Uma ótima opção para visitar com os amigos e conferir diversas opções de objetos para comprar, inclusive lembrancinhas.


O turismo da região

Córdoba é uma das cidades mais visitadas da Argentina e um local com diversas paisagens, além de ser multicultural. Tem como principal característica dois grandes opostos que se transformam em uma deliciosa marca: a junção do antigo com o novo. Abaixo você confere alguns dos principais locais para visitar a turismo:


- Bairro Jesuita - Ótima opção para quem gosta de conhecer a história da região que visita;

- Igrejas da região - São no mínimo 10 igrejas, das menores até as maiores. Algumas tem sua história contadas em suas paredes;

- Trilhas do Cerro Aspero Pueblo Escondido - Uma opção para quem gosta de se aventurar fazendo trilhas. As paisagens são das mais diversas, vale tirar um dia para caminhar e conhecer as belezas da região;

- La Cañada de Córdoba - É impossível passar pela cidade sem cruzar em algum momento com ele. É um pequeno canal de água que corta alguns bairros da cidade de Córdoba. Para poder controlar as “crescidas” provocadas pelas chuvas de verão, o dito riacho foi canalizado a inicio do século XX. Junto às belas árvores que emolduram seu caminho, o Cañada se transformou num belo cartão postal da cidade, você pode conferir a primeira foto desse artigo, que é deste ponto turístico;

- Museo Palacio Ferreyra - O museu está alojado no Ferreyra Palace, uma mansão Beaux-Arts projetada pelo arquiteto francês Ernest Sanson e construída entre 1912 e 1916 para o Dr. Martín Ferreyra, um proeminente médico e cirurgião local, além de dono de pedreiras de calcário e o então maior fábrica de cal da Argentina (localizada em Malagueño, 24 km a oeste de Córdoba). O museu mantém 12 salas de exposições, biblioteca e um auditório para 120 pessoas. Sua coleção conta com mais de 500 obras.


As pessoas da cidade


Uma das características que mais me agradou em Córdoba, o seu povo. As pessoas que tive contato eram, em sua maioria, extremamente simpáticas e estavam sempre dispostas a ajudar. Acredito que foi um dos principais aspectos que me fez ter sensações tão boas na cidade.


A experiência de ficar em um hostel com certeza ajudou nesse ponto, afinal, hospedado em um ambiente em que naturalmente as pessoas se comunicam mais, a tendência é que ocorra uma aproximação entre os moradores do local. Mas destaco que a impressão não fica restrita à acomodação. Nas ruas e nos estabelecimentos de modo geral, me senti sempre muito bem recebido.


Destaco o fato de que foi a primeira vez que viajei para um lugar onde a língua mãe é o espanhol. Fui acreditando que entenderia com facilidade em razão da proximidade com a língua portuguesa. Ledo engano meu. Não é nada fácil entender o idioma, por essa razão que a cidade também é uma ótima opção para aperfeiçoar e aprender o espanhol. Sempre que solicitado, as pessoas se dispõe a falar mais devagar e tentam fazer de tudo para que consiga entender o que dizem.


Seja para viajar a turismo, estudando, ou até mesmo de passagem em um mochilão, cada momento vale a pena em Córdoba.


Publicado originalmente no: LinkedIn.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page