Oxford fica localizada no condado de Oxfordshire, na Inglaterra. A cidade costuma ser conhecida pelas pessoas em razão de sua universidade - University of Oxford – uma das melhores e mais reconhecidas do mundo. É impossível visitar uma das cidades mais acadêmicas do mundo e não se apaixonar pelos detalhes que muita gente desconhece e esse artigo abordará um pouco esse lado mais alternativo da cidade.
Bikes everywhere
Visitei Oxford em meados de 2018. Apesar de ser rápido, consegui notar alguns aspectos bastante interessantes. Você sabia que a cidade tem um número gigantesco de ciclistas? Por não ser tão grande (a cidade conta com pouco mais de 150 mil habitantes), utilizar a bicicleta como principal meio de transporte se torna viável. O custo é nulo ou muito baixo. As pessoas costumam parar as bikes em qualquer grade que encontram na rua. Em uma simples caminhada pelo centro da cidade, é notável a quantidade desse veículo que, apesar de antigo, hoje é uma alternativa aos carros e ao transporte público. Os moradores chegam ao seu destino de forma rápida e, de brinde, sustentável.
Porque segurança importa
Outro ponto alto que pude notar na cidade é a segurança. Eu e uma das meninas que viajava comigo, decidimos voltar do restaurante que jantamos até o hotel em que estávamos hospedados, a pé. Para se ter uma ideia, eram pouco mais de 3Km de caminhada e já passava da meia-noite. Optamos por voltar a pé pela experiência de passear pela cidade. O que nós encontramos? Dezenas (se não centenas) de jovens em diversos pontos que passamos, fosse em alguma praça, fosse em algum pub. Sem contar os inúmeros que estavam andando de bike nesse horário.
A cidade tem vários becos escuros, que se fosse em São Paulo, no mesmo horário, nós não entraríamos. Pois lá não só nós, como diversas pessoas entravam e saiam deles na maior tranquilidade possível. Chegamos a esbarrar com um jovem que, aparentemente, saiu da residência estudantil que mora, de pijama e descalço e, foi andando por mais de uma quadra em uma rua relativamente escura, na maior naturalidade. Sei que a cena é meio estranha e nós ficamos pensando “o que é que está acontecendo?”, mas acredito que é um bom exemplo de uma pessoa que se sente segura morando por lá.
Comida sempre vale a pena
Vale também o destaque para a parte gastronômica de Oxford. A cidade conta com restaurantes tradicionais da região e, também, com opções das mais diversas culturas, como chinesa, italiana, alemã e até mesmo brasileira. Uma dica que deixo aqui para caso decida visitar ou realizar seu intercâmbio na cidade é: Aproveite a gastronomia da cidade, vale o investimento.
Muita história e cultura em uma única cidade
Além da visita à própria University of Oxford (são mais de 40 prédios espalhados pela cidade), outra possibilidade bastante histórica e cultural, é visitar os museus da cidade. Um dos principais é o Museu da História Natural, que é uma ótima opção para quem deseja economizar e ao mesmo tempo, aproveitar um dos possíveis dias chuvosos em alguma atividade indoor.
Na região central, é possível passear a pé e aproveitar os diversos artistas que se apresentam nas ruas da cidade. A variedade musical vai do reggae ao rock e com certeza ainda conseguirá prestigiar músicos de outros países e regiões.
Outro passeio que agrada praticamente todos que o fazem é o passeio de barco pelos rios fluviais de Oxford. Eles costumam durar menos de uma hora e é possível embarcar algumas pessoas dentro de um único barco, que é conduzido por um guia. Ele narra através do percurso alguns detalhes da história da cidade.
Pensando no intercâmbio
Se você pensa em morar por um período em Oxford, seja por duas semanas, seja por um período de alguns meses, é importante focar em escolas que tenham qualidade e que você consiga desenvolver bem as habilidades com a língua inglesa.
Existem algumas escolas de alta qualidade que tem campus em Oxford. Entre elas estão a Kaplan, EC e Kings Education. Vou destacar a Kaplan um pouco mais nesse artigo, pois tive a oportunidade de visitar a escola pessoalmente e, com isso, posso passar mais detalhes, tanto sobre como funcionam as aulas, quanto sobre a estrutura física da instituição.
A Kaplan Oxford fica na região norte da cidade e está localizada dentro de uma mansão antiga. Alguns dos prédios da University of Oxford ficam próximos da escola. A instituição conta com mais de 10 salas que funcionam em dois turnos, o da manhã e o da tarde. Além disso, existe uma estrutura externa onde os alunos podem jogar tênis de mesa e aproveitar o sol, que apesar de pouco presente durante a maior parte do ano, dá as caras durante o verão.
A escola conta também com uma ampla cafeteria (foto acima), da qual os donos são brasileiros. Eles têm um menu fixo no que condiz aos salgados, e um menu diferente a cada dia para refeições. Qualquer alimento deve ser pago no momento do consumo e eles aceitam dinheiro e cartão como formas de pagamento. Se por acaso for estudar por lá, prove a macarronada deles, é excelente.
A acomodação é outro item importante a se pensar. No caso da Kaplan, eles tem duas opções: A primeira é a tradicional casa de família, na qual o estudante fica hospedado em uma residência de uma família local. As famílias podem ter as mais distintas formações, desde uma senhora sozinha, até um casal com quatro filhos, incluindo as mais diversas etnias, religiões e orientações sexuais. Por essa razão, é sempre bom trabalhar as expectativas para que você se adapte a família, não o contrário. As refeições na grande maioria dos intercâmbios são de meia pensão, o que significa que inclui café da manhã e jantar durante todo o período em que estiver morando por lá. As casas podem ficar até no máximo uma hora de distância da escola, utilizando o transporte público.
A outra possibilidade é a residência estudantil. Nessa opção você fica em quarto individual, com banheiro privativo e cozinha compartilhada (pode ser que tenha alguma com cozinha privativa, é necessário verificar). Você tem liberdades maiores, o que demanda mais independência. Afinal, você mesmo será responsável por suas próprias refeições. A lavanderia é compartilhada e fica no térreo do prédio, e a residência fica a walking distance da escola. Para conferir um vídeo da Ana Carolina Santin Guerra na Kaplan Oxford, clique aqui.
Para os alunos que preferem uma segurança ainda maior na chegada e saída do país, a escola oferece a opção de comprar um transfer com ela, o que, de modo geral, facilita muito, tanto no primeiro dia quanto no último. Apesar da facilidade, prepare-se para um investimento mais alto caso opte por essa alternativa.
Juntando os pontos positivos da cidade (pense que esses são apenas alguns deles) + uma escola de qualidade que tenha campus em Oxford, vale não só visitar, mas se programar para passar algumas semanas ou meses na cidade, vivendo assim, uma experiência que com certeza ficará para sempre na sua memória.
Publicado originalmente no: LinkedIn.